O então presidenter Lula, em 20 de julho de 2010 fez a doação da bagatela de 25 milhões de Reais para a Autoridade Palestina.
Considerado o maior grupo islâmico na Palestina, o Hamas (cuja sigla significa, em português, Movimento de Resistência Islâmica) é um grupo sunita fundado em 1987 e que luta contra a existência do Estado de Israel,
"Em 1º de abril, o Hamas, grupo terrorista islâmico que controla a Faixa de Gaza, condenou a visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel. Em nota, o grupo afirmou que a visita não apenas contradiz a histórica atitude do povo brasileiro de apoio à causa palestina, mas também viola leis internacionais.
O principal motivo da desaprovação do Hamas foi a visita que Bolsonaro fez à cidade de Jerusalém acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Jerusalém Oriental está sob domínio de Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. A Autoridade Palestina tenta estabelecer um Estado nos territórios ocupados de Gaza e Cisjordânia, com capital em Jerusalém Oriental."
Veja o inteiro teor da Lei que autoriza a doação:
Presidência da República |
LEI Nº 12.292, DE 20 DE JULHO DE 2010.
|
Autoriza o Poder Executivo a realizar doação para a reconstrução de Gaza. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a doar recursos à Autoridade Nacional Palestina, em apoio à economia palestina para a reconstrução de Gaza, no valor de até R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais).
Parágrafo único. A doação será efetivada mediante termo firmado pelo Poder Executivo, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, e correrá à conta de dotações orçamentárias daquela Pasta.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 20 de julho de 2010; 189o da Independência e 122o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim
Paulo Bernardo Silva
Confirme acessando o link:]
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/L12292.htm
Fonte